Consultoria - Oportunidade de Verão

Com a chegada do verão o mercado proporciona oportunidades interessantes e de alta rentabilidade, aos empreendedores. Para aproveita-las é preciso estar preparado, e não se iludir com certeza de bons negócios, confiando apenas na grande demanda proporcionado pela temporada de verão.

 Devido á temporada de férias e as altas temperatura do verão, Restaurantes e Fast Food experimentam variações de demanda substanciais. Surgem assim picos de procura no litoral e decréscimo nos centros urbanos. O período em questão propicia um aumento de procura por produtos refrescantes, como sorvetes, água de coco, sucos, picolé, etc, e o mesmo vale para a linha saudável, como açaí, yogurte, tapioca, caldo de cana, etc. Também fazem parte deste grupo cardápios elaborados com apelo menos calóricos e típicos do litoral, como frutos do mar.

Mesmo em um cenário de crise nacional este fenômeno não deixará de ocorrer. Aqueles que estiverem mais bem preparados terão uma ótima oportunidade de incrementar seu faturamento. Para tal é importante que suas metas e objetivos estejam alinhados com a realidade imposta pelo mercado.

Se antecipar em uma análise da estrutura do seu negócio e publico alvo, certamente resultará em maior eficiência e consequentemente maior resultado financeiro. Para tal é fundamental ter uma equipe multifuncional, um layout adequado e uma gestão participativa. Monitorar e conhecer sua composição de custos e estoque, também se faz necessário, para evitar surpresas ao final de uma temporada de muito calor e suor. Procure ainda, medir e entender o nível de satisfação percebida pelos seus clientes.

Não raro os empreendedores se focam na rotina das atividades operacionais, negligenciando o planejamento do negocio como um todo. Afirmativas como “Não tenho tempo para gastar com um planejamento” são frequentes. Fato é que investir em um planejamento mais refinado reduz substancialmente o esforço para fazer o negócio “rodar”, assim como aumenta as chances de sucesso, quando se avalia as oportunidades, procurando antecipar-se cenários futuros.

Em suma o momento de planejar e preparar-se para o verão que chega é agora.